terça-feira, 4 de dezembro de 2012

03.12.12 Matéria da CG Notícias


 197Foto:David Majella 


Trabalho - Terça-Feira 04 de Dezembro de 2012

Funsat encerra qualificação profissional para cerca de 700 trabalhadores

Fonte/Autor: Júlia Torrecilha Mtb/MS 
 
Presidente da Funsat destacou a importância da qualificação para uma vida melhor

Os resultados do investimento na qualificação do trabalhador são visíveis na Capital. De acordo com os dados divulgados pela Funsat (Fundação Social do Trabalho), Campo Grande está entre as dez capitais do país com maior geração de emprego, além de alcançar uma média de 45% de inserção da mão-de-obra capacitada no mercado profissional. Somente em 2012, a Funsat qualificou cerca de duas mil pessoas em diversos cursos oferecidos conforme a demanda do mercado e as necessidades do empregador.

Na noite desta segunda-feira (03), mais uma turma de aproximadamente 690 formandos recebeu o certificado dos cursos de qualificação social e profissional promovido pela Funsat. A cerimônia foi no Armazém Cultural Helena Meireles, na Esplanada Ferroviária.

“A Funsat qualifica e faz a inserção do trabalhador no mercado profissional. As empresas já conhecem e valorizam o profissional formado pela fundação. A capacitação melhora a auto-estima do indivíduo, o relacionamento com os demais e a qualidade de vida, transmitindo à família esse bem-estar”, considerou Marta Otto, coordenadora de qualificação social e profissional da Funsat, durante o evento de entrega dos certificados.

Para o diretor-presidente da Funsat, Naur Pontes, “o diploma é o primeiro passo para um crescimento pessoal constante e a busca por uma vida melhor”. A secretária de Políticas e Ações Sociais do município, Nilva Santos, também prestigiou a solenidade e afirmou que “o conhecimento é um investimento que ninguém tira da gente; quanto mais pessoas qualificadas maior é a geração de renda e a qualidade de vida da população”, argumentou.

A cozinheira Ieda Maria Nascimento fez o curso de higiene na manipulação de alimentos e já pensa em melhorar de vida. “Quero expandir, me aprimorar, fazer mais cursos desse tipo e trabalhar em um restaurante”, planeja. André Bezerra Correia é professor de educação física, mas para aumentar a renda decidiu também fazer o curso de manipulação de alimentos. “Meu projeto é trabalhar com delivery de frango na brasa, quero agregar, fazer uma coisa diferenciada, ser o dono do meu próprio negócio”, revela, dizendo ainda que achou muito bom o curso, “assimilei bastante as informações passadas por meio de cartilhas”.

Os certificados entregues nesta semana se referem aos cursos de higiene na manipulação de alimentos e NR 10 (Norma Regulamentadora para eletricistas prediais) - ambos do programa de Desenvolvimento econômico e social -, informática básica – do programa Campo Grande Digital -, costura industrial, nível básico, operador de telemarketing e organização de eventos – do Plano Territorial de Qualificação/Planteq 2012.

Os programas e projetos são desenvolvidos com recursos do tesouro municipal e do convênio com o governo federal para a realização dos cursos do Planteq (Plano Territorial de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego).



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário